Considerado, num senso comum, uma das épocas mais divertidas e saborosas do ano, o período das festas juninas chegou, trazendo inspiração para decorar a casa! Vai receber os amigos e a família para uma noite de muito quentão, curau de milho, pamonha, bolos caseiros, música e alegria? Veja algumas dicas de decoração para tornar o ambiente ainda mais bonito e aconchegante com criatividade e charme!

Cores, muitas cores!

A paleta de cores das festas de São João é bem variada, mas sempre transitando pelos tons mais quentes e alegres. Cores como o amarelo, laranja e verde são sempre utilizadas (veja como referências o Minério, Suco de Acerola, Rústica, Sonho Marinho e o Lagoa de Musgo, todos tons presentes na tendência 2017 Povos do Sol, mas óbvio que a mistura não precisa parar por aí Rosas, Vermelhos e outros tons são excelentes combinações.

Preparando o ambiente

Afaste os móveis (aparadores, cômodas, mesas de centro, mesas de jantar etc)  para que a área de circulação dos convidados seja maior e mais confortável. Utilize uma mesa grande para posicionar os comes e bebes, e caso conte com um espaço maior, deixe apenas as comidas em uma mesa e as bebidas em outra, ou em um aparador por exemplo. Cadeiras podem ser posicionadas nos cantos do ambiente para quem quiser descansar um pouco.

Decorando

Bandeirinhas nunca podem faltar, pois são um clássico dos festejos juninos. Elas podem estar no teto, presas por barbantes, ao redor das mesas, nas portas da casa, onde sua imaginação permitir! Itens temáticos, como cestas com espigas de milho, chapéu de palha e fitas coloridas compõem o cenário. Outra dica é utilizar paus de canela empilhados e amarrados com fitas coloridas, enfeitando a mesa de bebidas ou de comidas (ou ambas).

Toalhas floridas ou com padronagem xadrez são indispensáveis! Elas dão um toque rústico e aquele clima de casa da avó que a gente tanto ama e guarda com carinho nas lembranças.

Comidinhas

E agora vamos falar da melhor parte? Quentão, vinho quente, chás quentes, suco de milho, curau, canjica, bolo de fubá, pão de queijo, pipoca, paçoca, doces… Hum! Por precaução, sempre verifique com os convidados se há algo que eles não comam – por opção ou por restrição ou alergia alimentar, garantindo que todos fiquem bem servidos e satisfeitos. Hora de pular a fogueira!