A maneira como decoramos os ambientes está sempre mudando, conforme as necessidades e as tendências. Mas um aspecto que é uma constante neste processo é que o décor das casas está cada dia mais alinhado com a personalidade de seus moradores e que cada cantinho merece atenção, entre eles, as portas. A porta é o primeiro contato do imóvel com seus visitantes e mais do que um elemento arquitetônico, ela também pode ser incorporada ao design de forma criativa. A maneira mais simples de fazer isso é através da pintura. Confira algumas dicas da Eucadoor!
Há no mercado uma infinidade de opções de portas de diferentes tamanhos, desenhos e revestimentos. Além de todas essas possibilidades, a Eucatex também possui a porta Eucaprimer, uma porta de madeira que é vendida já com a aplicação de primer, ou seja, pronta para receber pintura, ideal justamente para quem deseja apostar no processo de personalização. A aplicação do primer nas portas é essencial para garantir um acabamento superior à pintura, além de conferir um consumo reduzido de tintas e do tempo de mão de obra, pois dispensa a etapa de lixamento da superfície.
E quando falamos de pintura, também estamos falando do uso de cores. As portas brancas têm seu valor e são importantes, seja para seguir um padrão de um condomínio ou para dar a sensação de unidade em um corredor com acesso a vários quartos. Porém, dentro de cada espaço elas podem funcionar como um ponto focal na decoração. Confira algumas dicas de como dar destaque às portas de seus ambientes!
1 – Geometria
As linhas retas, criando padronagens geométricas, são bastante utilizadas em quartos infantis, de adolescentes e espaços mais descolados. Elas são empregadas tanto em composições com uma sobreposição de tons, como explorando uma profusão de cores para inspirar criatividade e alegria. A porta incorporada a essa ideia, acaba criando um efeito 3D, trazendo mais profundidade.
2 – Bloco de cor
Também é possível incorporar as cores à porta, por meio da pintura em blocos. No apartamento da influenciadora Raisa Morgana, que compartilha suas inspirações de decoração no perfil Casa de Tecido, parte da parede foi pintada em um tom de rosa, delimitando a área de entrada e o espaço da sala de jantar, o restante da parede recebeu uma pintura branca convencional. Ela apostou ainda na aplicação de boiseries como forma de personalizar sua porta, um elemento que se repete também em outros detalhes de decoração no mesmo imóvel.
3 – Ponto de destaque
Outra forma de brincar com as cores na porta é trazê-la como ponto de destaque do ambiente. Paredes neutras, em tons de cinza, pedem elementos coloridos para trazer mais alegria e vivacidade ao design de interiores. A cor escolhida pode combinar com objetos de decoração no mesmo tom ou seguir um mesmo mood. No ambiente com a porta amarela, por exemplo, o aparador e as decorações próximas à porta seguem uma temática de tons quentes, que faz um link com a almofada no décor da sala, que caminha para outro esquema de cores.
4 – Na mesma cor da parede
Algumas vezes a intenção é camuflar. As portas mimetizadas estão super em alta e é possível conseguir este efeito utilizando a pintura. A criação destes grandes blocos de cores traz uma certa dramaticidade ao espaço e causam um impacto visual bem interessante.
5 – Criação de bandeiras
Independentemente de optar por uma cor neutra ou mais vibrante, o recurso de criar uma bandeira de porta por meio da pintura funciona como um truque para dar a sensação de alongamento dos ambientes, e pode privilegiar espaços em que o pé direito não é tão generoso. Neste caso, a pintura da porta não se restringe apenas à folha e ao batente, ela ultrapassa um pouco a parte superior, chegando até o teto.
*Conheça toda linha de portas Eucadoor no Planeta Eucatex e simule sua aplicação em ambientes.