Uma trajetória de 70 anos só poderia estar consolidada sobre raízes fortes, uma delas é o trabalho realizado pela Unidade Florestal, que é a base produtiva de toda a cadeia de produtos do Grupo Eucatex, e que reúne em sua história uma série de boas práticas no setor, em favor do meio ambiente e das comunidades em seu entorno. Suas fazendas estão localizadas no entorno das cidades de Salto e Botucatu, no interior de São Paulo.

Todos os produtos de madeira são provenientes de florestas de eucalipto de reflorestamento, espécie adaptada ao clima e ao solo do Brasil, e que está em constante processo de aprimoramento por meio do Programa de Melhoramento Genético, que possibilitou um ganho de produtividade no campo, ao realizar a colheita em um período de apenas 7 anos (o processo natural leva 8 anos).

Entre seus princípios, a empresa se orgulha por estar sempre em busca das melhores práticas ambientais, seguindo rigorosos critérios de manejo e atendendo aos requisitos de certificações com reconhecimento internacional, entre elas, Cerflor, ISO 14001, FSC de Manejo Florestal e Cadeia de Custódia – que a Companhia detém há mais de 20 anos.

Excursão de crianças da rede pública de ensino ao Programa de Educação Ambiental

A Eucatex acredita que as pessoas são o ativo mais importante da Companhia, e seus cuidados, não se limitam somente ao relacionamento com seus colaboradores. Visando promover conhecimento sobre as questões ambientais, o PEA (Programa de Educação Ambiental) surgiu em 1999 para levar informações às crianças da rede pública de ensino, e desde sua inauguração já recebeu mais de 27 mil visitantes.

O Programa de Apicultura é outra iniciativa da Unidade Ambiental que visa promover o desenvolvimento das comunidades, oferecendo treinamento e pasto apícola, para a produção de mel e geração de renda. As comunidades também participam de treinamentos recorrentes de primeiros socorros e prevenção de incêndios.

Floresta em números

Imagem de um avistamento de um gavião caramujeiro em uma fazenda próxima a Itú

Ao todo, o grupo conta hoje com 39,9 mil hectares de área florestal, sendo 31,9 mil de plantio efetivo do Eucalipto, e o restante destinado a preservação de mata nativa. 85 fazendas, entre terras próprias e provenientes de parceria ou arrendamento florestal compõem a área do grupo.

Nas áreas do grupo foram identificadas 83 espécies de flora, sendo seis delas classificadas como vulneráveis ou quase ameaçadas. 312 espécies de fauna foram identificadas até o ano de 2019, 38 delas com algum grau de risco de extinção no Estado de São Paulo, no Brasil ou no Mundo. Esses números demonstram a importância do trabalho da unidade florestal na manutenção de biomas saudáveis para preservação de espécies ameaçadas.

Nos últimos seis anos, o programa de Apicultura já produziu mais de 230 toneladas de mel em 11 mil hectares de pasto apícula. Localizado em Bofete, o Viveiro da Eucatex tem capacidade de produzir 13 milhões de mudas ao ano.