Dizem que a cozinha é o coração da casa e que ela deve ser aconchegante e bonita. Porém, junto disso é imprescindível que ela seja prática e funcional. Para isso, planejamento é superimportante. Quem mora sozinho e cozinha pouco, por exemplo, não deve se preocupar com as mesmas coisas de quem tem uma família grande. Tudo deve ser feito com um objetivo na cabeça e executado da melhor maneira. Por isso, trouxemos um projeto marcante para servir de inspiração e algumas dicas para você criar seu próprio projeto de cozinha funcional. Confira a seguir.
Inspire-se
Prática e ao mesmo tempo requintada, a cozinha funcional desenvolvida por Fernanda Palhares, Katia Trindade e Magda Vaccari é dividida por uma parede de estantes em MDF Elmo Macciato da Eucatex, que permite ao espectador observar sem adentrar. O painel do mesmo material com utensílios da cozinha converge o olhar à parede principal. Finalizando a composição, paredes em tons de cimento queimado onde há prateleiras também em MDF Elmo Macciato suspensas em cabos de aço, trazem originalidade e mostram as diversas possibilidades de utilização dos painéis.
Dicas de como ter a sua cozinha funcional.
1 – Planejamento é tudo
Para uma cozinha bonita, com boa circulação e sem perda de espaço, é importante saber que a margem de erro é proporcional ao espaço. Isso quer dizer que 10 centímetros podem fazer toda a diferença em pouco espaço. Por isso, antes de comprar eletrodomésticos e móveis, é preciso medir e imaginar como tudo vai se encaixar em seu projeto. Conciliar as instalações de alvenaria, marcenaria, marmoraria e elétrica é fundamental antes de iniciar a sua cozinha.
2 – Escolha os eletros na hora do planejamento
Resumidamente: não compre nada antes de desenhar seu projeto, nem deixe para o final. A escolha dos eletrodomésticos deve ser feita no momento do planejamento. Por exemplo: será fogão ou cooktop? Vai existir lava-louças? Para quantos aparelhos devo criar prateleiras?
3 – Pense em uma bancada
Considere sempre a criação de uma bancada funcional para a sua cozinha, seja ela do tamanho que for. Leve em conta os pontos de saída de água disponíveis e faça as modificações necessárias, caso necessite, antes de começar a construir. Ela deve ter um tamanho suficiente para que um prato possa ser montado e uma receita preparada. Também precisa ter uma altura compatível com os moradores da casa.
4 – Decore com simplicidade
Você já deve ter escutado que menos é mais. Nesse caso, é a mais pura verdade. Sua cozinha pode ficar bonita e aconchegante sem exageros. Opte sempre pelos móveis planejados ou modulados, deixe áreas livres e não exagere nos armários. Prateleiras e ganchos são sempre ótimas soluções, além de deixar o ambiente mais alegre e leve.
5 – Aproveite o espaço vertical
Para unir funcionalidade e decoração, utilizando espaços pequenos, você pode ocupar as partes livres das paredes. Elas servirão de apoio para a instalação de prateleiras que otimizam o acesso aos panos, louças e utensílios do dia a dia e ainda evitam a instalação de armários grandes e pesados.
Mais fotos para você se inspirar.
Veja mais cozinhas que podem trazer ainda mais inspiração.